Palhoça
Habitantes: 137199 (Fonte IBGE 2010).
População no verão: 250.000 pessoas.
Principal diversão: Idem Bar (casa noturna).
É a décima maior cidade do estado. Considerada um município turístico, com suas 8 praias: Enseada do Brito, Guarda do Embaú, Cedro, Praia de Fora, Pinheira, Sonho, Pedras Altas (Naturismo) , Ponta do Papagaio, varias opções de lazer, parques ecológicos, morros e mirantes, 74% de sua área são de preservação Mentem ainda muita das tradições, costumes e arquitetura deixados pelos seus colonizadores, cuja formação étnica é composta basicamente por povos de origem portuguesa, açoriana, italiana e alemã.
Apesar de ter 9 Pólos industriais, sua natureza exuberante atrai milhares de turistas, abriga uma das maiores áreas de mangue da América Latina, boa parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, possui uma moderna cidade universitária e um grande shopping center as margens da BR-101. Em pleno desenvolvimento, a cidade atrai pessoas vindas de todos os cantos, em busca de qualidade de vida e boas perspectivas profissionais.
A cidade é um importante pólo comercial e industrial, ao mesmo tempo em que preserva antigas tradições: “Boi-de-Mamão, Pau-de-Fitas, Terno-de-Reis e o Pão-por-Deus”. Localizada a 15 km de Florianópolis, - entre o litoral e a Serra do Mar, a região começou a ser colonizada pelos portugueses no século XVIII. O navegador Domingos de Brito fixou residência, em 1750, na Enseada, que hoje leva seu nome, seduzido pelo cenário - rios, praias, ilhas paradisíacas e morros com maravilhosas vistas. Mais de dois séculos depois, as belezas naturais permanecem o maior atrativo da região, que recebe milhares de turistas. Os surfistas foram os primeiros a chegar, em busca de ondas perfeitas e praias maravilhosas, preservadas por extenso parque ecológico. Em seguida vieram visitantes de todos os gêneros e lugares que divulgaram as belas praias de Enseada do Brito, Guarda do Embaú, Pinheira e do Sonho para todo o Brasil e mundo.
- Como Chegar –
AUTOMÓVEL: O acesso a Palhoça é feito pela rodovia BR-101, tanto pelo sul como pelo norte do estado. Outras opções de acesso podem ser feitas pelo município de Santo Amaro da Imperatriz (via BR 282) e diretamente de São José (via intermunicipal).
ÔNIBUS: As empresas que fazem a linha Florianópolis/Palhoça são: Paulotur, que sai do Terminal da Prainha, em Florianópolis, e a Jotur, que tem linhas saindo do mesmo terminal e também do Terminal Integrado do Centro - TICEN. A Paulotur opera em vários horários (a partir da 6h20 da manhã) para várias praias. O telefone da empresa é (48) 3244-2777. Para conhecer a Pinheira e a Guarda do Embaú, a empresa Paulotur (ônibus executivo) dispõe de horários que variam das 7h às 20h20.
A Jotur não dispõe de ônibus para as praias de Palhoça, apenas para os bairros mais próximos de São José e Santo Amaro da Imperatriz. O telefone da empresa é (55xx48) 3242-3377.
Durante o verão há também o circular Interpraias (Paulotur) que sai da Praia do Sonho e passa pela Pinheira, Guarda do Embaú, Garopaba, até chegar à Praia da Ferrugem. A mesma linha também sai da Ferrugem com destino à Praia do Sonho.
AVIÃO: As principais companhias aéreas possuem voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Florianópolis, distante 30 km de Palhoça.
MAR: A principal via marítima de acesso ao município é através do Oceano Atlântico. Para chegar ao município deve-se adentrar por uma das baías da Ilha de Florianópolis. (Em breve será implantado um sistema de transporte marítimo regular na região metropolitana de Florianópolis).