Habitantes: 14 312 (Fonte: IBGE 2010).
População aproximada no verão: 150 000 pessoas.
Principal diversão/balada: Vila Brazzille Cervejaria e Lounge, 100 Mistura Bar.
Formada por 29 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos, Bombinhas, localizada a 78 quilômetros de Florianópolis, é simplesmente encantadora. A Prefeitura de Bombinhas, que há cerca de dez anos emancipou-se de Porto Belo, preservou a vegetação local, tornando a cidade um paraíso ecológico. Conhecida como a "Capital do Mergulho Ecológico", Bombinhas é um dos balneários mais procurados por quem pratica o mergulho, conquistando fama devido a seus atributos até mesmo no exterior. Muitos turistas que passam as férias lá aproveitam a oportunidade para matricular-se nas várias escolas de mergulho espalhadas pela cidade, que, além de passeio de barco, oferecem material completo e até um curso básico de mergulho, com direito à habilitação universal.
As praias mais conhecidas são: Bombinhas, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. Para quem gosta de agitação, o ideal é ficar pelas praias centrais de Bombas e Bombinhas. Destaque para o costão esquerdo de Bombas. La se encontra um trecho da Mata Atlântica, que foi transformado em Parque Municipal da Galheta. Próximo dali está Quatro Ilhas, um dos lugares mais lindos de Bombinhas é o local onde estão situadas as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco. A praia de Quatro Ilhas possui um mar de águas cristalinas e areias ricas em cristais de quartzo, o que, de acordo com os esotéricos, garante o armazenamento de grande carga de energia. Além do paraíso ecológico, Quatro Ilha é conhecida internacionalmente pelo surf. É um local muito favorável a pratica desse esporte.
Uma das principais atividades exercidas no município é a pesca artesanal de camarões, peixes e diversos frutos do mar, além da cooperativa de maricultores que fazem o beneficiamento de mariscos e ostras. Por isso, a gastronomia de Bombinhas é tipicamente à base de frutos do mar, com pratos simples e ricos em sabores e aromas. Entre os mais apreciados estão a caldeirada, moquecas de peixe, anchovas, camarões, lagostas, siris, lulas e polvos.
- Como Chegar –
AUTOMÓVEL: O acesso é feito pela BR-101, duplicada de São Paulo a meados de Palhoça, com entrada no KM 243. Siga pela SC 412 por cerca de 10 km, após o morro de Porto Belo já é possível avistar o belo visual das praias.
ÔNIBUS: Como não há rodoviária em Bombinhas, é preciso descer em Balneário Camboriú e pegar a linha Praiana, que vai até Bombinhas.
AVIÃO: As principais companhias aéreas possuem voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, distante cerca 56 quilômetros de Bombinhas. Outra opção é ir de avião até Florianópolis.
MAR: Outra opção de chegada é por mar, através do Porto de Itajaí. Há também muitos navios que ancoram na cidade de Porto Belo. Em Bombinhas, na praia de Zimbros, há um iate clube para as lanchas atracarem.